sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Alongamento


Definição: É a forma de trabalho que visa a manutenção dos níveis de flexibilidade obtida e a realização dos movimentos de amplitude normal dentro dos limites naturais da mobilidade articular.
Os mecanismos de propriocepção não são estimulados durante esta forma de trabalho.
Flexionamento: Forma de trabalho que visa obter uma melhora da flexibilidade através da viabilização de amplitude de arcos de movimento articular superior as originais.
Durante este trabalho, deve-se grupar os exercícios por articulações e realizá-los de forma que um exercício seja compensado pelo próximo.
Flexibilidade: É a qualidade física responsável pela execução voluntária de um movimento de amplitude angular máxima por uma articulação ou conjunto de articulações, sem o risco de provocar lesões.
O trabalho de alongamento e flexionamento é considerado indispensável para o homem moderno, influenciado por uma sociedade particularmente tensa no seu cotidiano.
Este conjunto de experiências corporais, vivenciadas dia a dia, podem ser traduzidas como vícios posturais, acarretando desequilíbrios musculares e articulares.
O desenvolvimento e/ou aprimoramento desta qualidade física deve ser considerado como uma das mais importantes opções pedagógicas para que nosso aluno alcance sua consciência corporal, além de funcionar como tratamento preventivo ou de reabilitação postural, provocando descontração muscular, liberação de tensões e desbloqueando os fusos energéticos.

Objetivos e Benefícios
-Aperfeiçoamento motor;
-Aprimoramento ou manutenção da flexibilidade;
-Melhoria da eficiência mecânica;
-Profilaxia de lesões;
-Desenvolver a consciência corporal, melhorar a postura (cinestesia);
-Diminuição da fadiga e auxílio na remoção do ácido lático;
-Redução de tensões musculares e maior relaxamento muscular;
-Melhoria da contrabilidade muscular;
-Aumentar amplitude dos movimentos;
-Desenvolver o controle respiratório.

Fatores importantes:
-Deve-se levar em conta aspectos psico-emocionais dos alunos;
-Escolha horários apropriados para a realização da aula;
-Aspectos motivacionais: trabalhos em duplas, utilização de meios materiais (step, barra, etc.), no solo;
-Utilizar técnicas de respiração;
-Utilizar técnicas alternativas de relaxamento;
-Utilizar técnicas de arte marcial ou yoga;
-Enfatizar os segmentos alvos de tensões musculares acentuadas;
-Adotar processos didáticos-pedagógicos afim de adaptar a aula para cada aluno (individualização);
-A seleção das músicas também é um pré-requisito para o sucesso da aula (músicas lentas e suaves-relaxantes);
-Utilização de obscuriedade ou de uma luz azul;
-Adotar um timbre de voz adequado (baixo);
-Os movimentos devem ser lentos e suaves.

Estrutura da aula
Aquecimento:
Duração: 5 minutos.
Movimentos utilizados: inicia-se o trabalho com movimentos de soltura, por possuir efeito relaxador sobre o músculo, por provocar a desconecção das ligações de actina-miosina e por provocar uma desativação do fuso muscular.

Parte principal
Duração: 20 minutos (alongamento).
35 minutos (flexionamento).
Movimentos utilizados: Inicia-se esta fase com flexionamento ou estiramento passivo, acompanhado do processo de respiração e concentração, adequando o nível metabólico às exigências do método que será utilizado.

Alongamento e relaxamento final
Duração: 3 a 5 minutos.
Movimentos utilizados: nesta fase da aula a preocupação principal do professor deve ser uma completa e absoluta descontração muscular, induzindo o aluno a um estado de relaxação do sistema nervoso central.

Fonte: educacaofisica.com.br

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