domingo, 7 de agosto de 2011

Aprenda como se exercitar corretamente no inverno


Para que o organismo ganhe maior resistência contra as doenças típicas do inverno, invista na prática de exercícios físicos, mas vale lembrar que essa iniciativa deve andar de mãos dadas com a adoção de hábitos alimentares saudáveis.
O educador físico e personal trainer Victor Hugo da Silva [CREF 016048-G/PR] recomenda, para os resultados surtirem efeito, exercícios moderados, já que as atividades físicas de alta intensidade, que requerem muita resistência, podem trazer respostas inversas, enfraquecendo o sistema imunológico.

Isso porque pesquisas indicam que depois de exercícios intensos os níveis de glutamina, um aminoácido que serve de alimento para as células protetoras do organismo, responsáveis por produzir anticorpos e impedir a ação de agentes causadores de doenças, no corpo são reduzidos.

"O fortalecimento do organismo significa proteção desde a investida de um câncer até de um simples resfriado", garante o educador físico. 

Cuidados

Antes de iniciar o exercício físico é importante que um bom aquecimento e alongamento sejam realizados, na intenção de preparar o organismo para a atividade e reduzir os risco de lesões. 

Além de manter uma boa hidratação do corpo, abusando da ingestão de água, e de adotar uma dieta saudável, os praticantes devem estar sempre bem agasalhados.

Já existem tecidos próprios para a prática esportiva em dias frios, que mantêm o calor do corpo e, ao mesmo tempo, secam rapidamente.

A cobertura na cabeça é essencial, principalmente, quando há vento, protegendo os ouvidos da friagem e de otites.

Fonte:  O Diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário