sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Cardápio que cita calorias ajuda a mudar o hábito alimentar: Lei em vigor em Nova York desde 2008 reduziu consumo calórico em fast-foods

A lei de Nova York de 2008 que exige que as cadeias de fast-food imprimam em seus cardápios o número de calorias de cada refeição parece ter surtido efeito. De acordo com um levantamento divulgado nesta terça-feira, a medida levou um em cada seis clientes a notar a informação e a comprar pratos com menos calorias. A pesquisa foi publicada no periódico British Medical Journal.

Apesar de o consumo total de calorias das milhares de pessoas rastreadas não ter mudado, as escolhas de consumidores de redes como McDonald’s, Au Bom Pai e Yum Brands Inc’s KFC tiveram mudanças significativas. Defensores da lei nova-iorquina a apontam como uma importante medida para ajudar os americanos a perderem peso, uma vez que dois terços da população do país está acima do peso ou obesa.

“No geral, esses dados iniciais são positivos, e estamos otimistas. Quando as informações sobre calorias forem nacionais, e os consumidores se acostumarem a elas, as cadeias terão um forte incentivo para oferecer opções menos calóricas”, diz Lynn Silver, diretora do departamento de ciência e política de Nova York e co-autora da pesquisa.

Com a lei, as grandes cadeiras de restaurantes começaram a incluir em seus cardápios pratos leves, que têm menos gordura, açúcar e sódio. No estudo, cita-se o exemplo da rede de sanduíches Cosi, que passou a usar maionese com pouca gordura em seus molhos, e a Applebee’s, que incluiu pratos com menos de 550 calorias no menu.

O rastreamento financiado pela prefeitura de Nova York e pela Fundação Robert Wood Johnson examinou recibos de mais de 7.300 pessoas nos 12 meses anteriores ao início da lei e cerca de 8.500 nos nove meses após a lei. O levantamento foi feito no horário de almoço de 11 cadeias de fast-food.

Para as três principais cadeias, os consumidores passaram a comprar, em média, 44 calorias a menos no McDonald’s, 80 a menos no Au Bom Pai e 59 a menos no KFC.

Brasil – No país, uma lei semelhante foi proposta pelo deputado Antonio Carlos Mendes Thames (PSDB-SP) e está em trâmite na Câmara. Se aprovado pelo legislativo federal, o projeto pretende obrigar todos os bares, restaurantes, lanchonetes e similares a exibir nos cardápios os valores calóricos dos alimentos e refeições.

Da Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário