domingo, 7 de agosto de 2011

Educação em movimento

eduemm
O que é Ginástica Cerebral?
Ginástica Cerebral é um programa que prepara estudantes de todas as idades para praticar e dominar as habilidades necessárias para aprender. O programa é um formato simples de ensino que usa uma linguagem livre de estresse e uma série de movimentos. Ginástica Cerebral é um sistema integrado de movimentos, autodirigido, que os aprendizes podem aplicar aos seus próprios estilos e potenciais de aprendizagem.
Ginástica Cerebral é uma parte do sistema de Cinesiologia Educacional. A filosofia por trás da Cinesiologia Educacional é que podemos facilitar a realização do potencial de aprendizagem dos estudantes por meio do movimento. O programa é único em sua introdução aos componentes físicos da aprendizagem. Toda nova aprendizagem é
baseada em movimento e em um ambiente de suporte; a curiosidade natural dos aprendizes cuida do resto, atraindo-os para experiências onde eles possam aplicar o que aprenderam.
Movimento ou falta de movimento é o nosso primeiro professor. Antes de aprendermos a linguagem, nos ligamos por meio do toque e do contato visual; temos uma auto-expressão aberta; damos e recebemos energia sem nenhum constrangimento físico, mental ou emocional. A criança recém-nascida gesticula e balbucia, explorando o mundo, de novo e de novo com seus olhos, ouvidos, mãos e pés. Ela traça as linhas do nariz e dos lábios de sua mãe ou de seu pai como uma artista, esculpindo-as para sempre nos recessos de seu sentido cinestético. Ela imita os sons ao seu redor incessantemente, divertindo-se com a plena e satisfatória sensação da respiração, língua e voz.
Nossos primeiros movimentos plantam as sementes do prazer para a sensação total de si mesmo e do entendimento básico do mundo. Nós desenvolvemos estes movimentos básicos mais tarde quando movemos nossos olhos para ler, viramos nossa cabeça para ouvir ou envolvemos todo o nosso corpo em alguma atividade física. Quando o movimento é bloqueado por qualquer constrangimento físico, mental ou emocional, aprendemos incorretamente que alguns movimentos não são seguros e podemos bloquear aquele sentimento de vida dentro de nós mesmos – a verdadeira coisa que nos permite experimentar a alegria de crescimento e aprendizagem por toda a vida. Bloqueios de aprendizagem resultam da incapacidade de se mover através do estresse e da incerteza de qualquer nova aprendizagem. Todos nós temos bloqueios de aprendizagem na medida que aprendemos não nos movimentar. Estes bloqueios de aprendizagem podem ser removidos por meio de movimentos simples e específicos do corpo, tais como estes usados na Ginástica Cerebral.

O que é balanceamento?
Ginástica Cerebral prepara o sistema para aprendizagem por meio do balanceamento. Vida é movimento; movimento é vida. A estrutura física do ser humano depende de movimento para sua estabilidade. Balanceamento e equilíbrio dependem da conexão entre movimentos opostos, como esquerda e direita, para cima e para baixo e para frente e para trás. Balanceamento muscular requer um envolvimento igual de músculos para a contração e expansão. A solidariedade é estabelecida por meio da unidade de estrutura e flexibilidade.
O princípio subjacente do movimento é o balanceamento; o princípio subjacente para o balanceamento é o movimento. O primeiro dos órgãos sensores a se desenvolver totalmente são os canais semicirculares para o balanceamento. Nós nos balanceamos quando andamos, mudando nosso peso do pé esquerdo para o direito, nós
balanceamos nossa química pela inalação e expiração ou pela alimentação e eliminação. Balanceamos atividade com descanso e vigília com sono.
Um balanceamento da integração de todo o cérebro é necessário para a aprendizagem. Inteligência exige a habilidade de se mover facilmente entre generalização e especialização. A motivação é livre de estresse somente quando ela unifica as necessidades individuais com as necessidades racionais e idealistas do ser social. Respostas habituais e escolha consciente devem estar disponíveis e em harmonia para que a verdadeira aprendizagem ocorra.
Quando encontramos alguma coisa nova a ser aprendida, o cérebro exige uma grande quantidade de energia para equilibrar a informação nova com aquela que já conhecemos. Se a situação de aprendizagem é estressante de alguma maneira, o sistema reage ao invés de raciocinar. Nesta situação, apenas uma pequena parte do cérebro está funcionando, diminuindo portanto o potencial de aprendizagem.
Educadores têm procurado corrigir as falhas em nossas escolas imaginando programas para motivar, atrair, reforçar, exercitar e “estampar” aprendizagem. Estes programas têm sucesso apenas parcial; algumas crianças vão bem, outras não. Por meio de pesquisas conduzidas na Edu-Cinestética, temos observado que estas aproximações têm levado algumas crianças a se esforçar demais e assim desligar o mecanismo de integração do cérebro que é necessário para a completa aprendizagem.
Todas as atividades da Ginástica Cerebral são fisiologicamente projetadas para ativar um balanceamento entre todas as partes do cérebro com ênfase específica no lobo frontal e a integração dos hemisférios direito e esquerdo. A seguir está uma descrição simplista das funções de cada hemisfério:

Hemisfério Esquerdo

Função

Hemisfério Direito

Das partes para o todo
PROCESSO
Do todo para as partes
Alfabeto, palavras, sintaxe
Linguagem e comunicação
Compreensão da imagem
Números
Matemática
Intuição
Análise, lógica
Raciocínio
Conceito global, Gestalt
Técnica
Esportes
Ritmo, movimento
Perspectiva, meio
Artes
Imagem, emoção
Notas
Música
Ritmo, emoção, imagem

CRIATIVIDADE: UM CÉREBRO-TOTAL, FUNÇÃO INTEGRADA

A Ginástica Cerebral estimula por igual a energia elétrica em ambos os hemisférios do neocortex para pensamentos e idéias, o sistema límbico para motivação emocional e o tronco cerebral para instigar a ação necessária para seguir até o final e expressar a nova aprendizagem. Aprendizagem, portanto, se torna fácil, livre de estresse e animada com a curiosidade natural e a motivação para aprender.
Pelo fato da Ginástica Cerebral comunicar a todo o sistema corpo/mente, ela permite ao aprendiz usar suas habilidades naturais sem julgar que algumas habilidades sejam melhores do que as outras. Ginástica Cerebral é um programa autodirigido, e como tal, ensina aos estudantes as técnicas de aprendizagem que aqueles estudantes são capazes de aplicar facilmente em qualquer situação.
COMO COMEÇOU A GINÁSTICA CEREBRAL?
A Ginástica Cerebral foi desenvolvida no anos 70 pelo Dr. Paul Dennison no Valley Remedial Group Learning Center, Califórnia, onde, por dezenove anos, o Dr. Dennison auxiliou crianças e adultos a transformar suas dificuldades em um crescimento bem sucedido. Dennison foi um educador por toda a sua vida profissional. Suas descobertas estão baseadas em um entendimento da interdependência do desenvolvimento físico, aquisição da linguagem e da realização acadêmica. A Ginástica Cerebral desabrochou de suas bases de desenvolvimento de currículo e psicologia experimental na University of Southern California, onde ele recebeu seu Ph.D. por suas pesquisas no empreendimento de iniciação à leitura e seu relacionamento para abrigar as habilidades da fala.
Por mais de cinqüenta anos, os pioneiros em optometria desenvolvente e treinamento sensorial motor têm fornecido pesquisas e estatísticas, relacionando os efeitos do movimento na aprendizagem. A familiaridade do Dr. Dennison com esta pesquisa, orientada principalmente para crianças com distúrbios específicos de linguagem, levaram-no a extrapolar esta informação para movimentos rápidos, simples e específicos que beneficiam todo aprendiz.
Em 1990, a Ginástica Cerebral foi aceita pela National Learning Foundation como uma das tecnologias de ponta, específicas para a educação.
 GINÁSTICA CEREBRAL É USADA EM TODO O MUNDO
Os materiais da Ginástica Cerebral já foram traduzidos para nove idiomas diferentes e estão sendo usados extensivamente em todo o mundo, inclusive já existindo novos instrutores da Ginástica Cerebral credenciados na Rússia, Polônia, África do Sul, Lesotho e Botswana. A Ginástica Cerebral está sendo usada por todos os sistemas educacionais, inclusive por escolas orientadas especialmente para distúrbios específicos de aprendizagem ( retardados mentais, paralisia cerebral, educação especial, emocionalmente deficientes, síndrome fetal alcoólica e outras) e por psicólogos , profissionais da medicina, profissionais do esporte, artistas, músicos, dançarinos e empresários.
A seguir muitos dos benefícios de se usar a Ginástica Cerebral:

  • dinamiza o desempenho na aprendizagem;
  • aumenta a atenção e a concentração;
  • melhora a confiança e a auto-estima;
  • desenvolve as habilidades de pensamento crítico;
  • melhora as habilidades de comunicação;
  • promove a aprendizagem e motivação crescente livre de estresse;
  • aumenta a consciência do respeito para a própria inteligência, corpo e espaço pessoal;
  • inclui estratégias específicas para a melhora da leitura, da escrita, da fala, da Matemática e das habilidades organizacionais;
  • melhora consideravelmente o potencial criativo;
  • reduz os problemas disciplinares;
  • pode ser feito em menos que cinco minutos;
  • não requer equipamentos ou espaço especiais;
  • adapta-se bem a qualquer currículo ou sistema de ensino;
  • resultados demonstráveis de imediato ou a longo prazo;
  • altamente efetivo para distúrbios de aprendizagem específicos.

Como usar a Educação em Movimento

As indicações descritas pela sigla PACE (Positivo, Ativo, Claro e Energético) caracterizam muito bem essas atividades que podem ser realizadas em qualquer lugar e a
qualquer momento. Os outros exercícios são especialmente úteis para situações específicas ou tarefas acadêmicas e os estudantes saberão quais as que mais lhes ajudarão. Seguem alguma sugestões:
Leitura: Botões do Cérebro, movimento cruzado, oito preguiçoso para os olhos;
Leitura Oral: bocejo energético, movimento cruzado, rotação do pescoço;
Compreensão de Leitura: movimento cruzado, alongamento da panturrilha;
Leitura Rápida: oito preguiçoso, movimento cruzado, relaxamento “coruja”, alongamento da panturrilha;
Soletração: massagem das orelhas (com simultâneo desenrolar das mesmas), relaxamento “coruja”;
Escutando e Discursando: massagem das orelhas, movimento cruzado, gancho de “Cook”;
Matemática: movimento cruzado, relaxamento “ coruja”, alongamento da panturrilha, rotação do pescoço;
Caligrafia: oito preguiçoso para os olhos, oito preguiçoso para a escrita, rabiscos espelhados;
Composição Criativa: alongamento da panturrilha, bocejo energético, relaxamento “ coruja”;
Fazendo Provas: tomar água, movimento cruzado, oito preguiçoso, gancho de “Cook”, Botões da Terra, Botões do Espaço;
Memorização: movimento cruzado, pontos positivos para alívio de tensão, botões de balanceamento, rotação do pescoço, massagem das orelhas
Esportes e Jogos: movimento cruzado, botões de balanceamento, botões do espaço
Confiança e Auto-Estima: gancho de “Cook”, pontos positivos para alívio de tensão, botões de balanceamento.

Os movimentos também aumentam de modo significante o nível de energia do corpo. O uso dos movimentos da Ginástica Cerebral para desenvolver ou aumentar uma habilidade específica permite ao aprendiz realçar imediatamente o comportamento positivo ou o desempenho. Usando o programa diariamente conseguirá também benefícios de mudança de vida de longo prazo.
Advertência:
Ninguém nunca deve ser solicitado a se mover de uma maneira que ele ou ela considere ser não natural ou desconfortável. Os estudantes devem trabalhar de acordo com suas próprias habilidades e ser encorajados, ao invés de forçados, a tentar qualquer destas atividades. Estudantes que aprenderam estas atividades, freqüentemente as fazem automaticamente, intuitivamente, sabendo quando irão se beneficiar dos diferentes exercícios. Quando os estudantes são levados suavemente à Ginástica Cerebral, parecem amá-la, exigirem-na, ensiná-la a seus amigos e integrá-la em suas vidas sem qualquer treinamento ou supervisão. O professor habilitado, que aprecia movimento, transferirá esta motivação sem esforço.
de autoria dos Consultores Educacionais:
Dra. Carla Hannaford, Educadora, Neurofisiologista; Cherokee Shaner, B.A., Education e
Sandra Zachary, M.A., Administradora Educacional.
Tradução e revisão do texto: Profa. Ivanette Silva (Membro do Colégio Internacional de Cinesiologia, IKC, com sede em Zurique, na Suíça, Advanced Consultant Facilitator Training do Three In One Concepts, CA, USA, autora de vários livros de Cinesiologia Aplicada.

ICB: Tels. (027) 8127 6202 CEL. BSB # (061) 9962 3880








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