quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Espanhol cria sistema de exercícios para crianças usando o Kinect

Bartolomé Burguera é um pesquisador do Instituto de Ciências e Saúde das ilhas de Baleares, na Espanha que tem como projeto criar um programa de exercícios físicos para crianças usando o Kinect. Burguera teve a ideia após dar de presente de Natal para sua filha um X-Box 360 com o sistema de controle por captação de movimentos e viu que ela estava emagrecendo. Agora ele quer criar um método para esse sistema que nasceu informal dentro de sua casa.

“Minha filha não era muito amiga dos exercícios, mas quando começou a se divertir com eles, passou a gostar. Todos que começam a fazer academia passam das primeiras semanas, o difícil é incorporar o hábito à rotina. Nessa parte, a questão da diversão é fundamental”, disse Burguera ao jornal espanhol El País.

O projeto já está em andamento e conta com 1200 crianças participando, todas entre seis e 14 anos de idade. A maioria brinca com o Kinect nas escolas, mas algumas, que precisam de maior atenção, recebem o videogame para se exercitar em casa. “O exercício tem que ser visto como algo caseiro, uma atividade familiar, e não algo de fora”, afirmou o pesquisador. Apenas em junho do ano que vem Burguera terá os resultado finais, mas passados três semanas da experiência ele já adianta: “Com três horas semanais de exercício as crianças perdem em média 500 calorias. Mas o principal é a melhora na postura.

O objetivo de Burguera e sua equipe é ir aperfeiçoando o método, gravando os exercícios das crianças e criando um sistema de recompensa por tarefa feita. Tudo com o intuito de deixá-los com o peso ideal: “Não sei por qual motivo se acha que uma criança gorda é saudável, sendo que obesidade é sinônimo de morte”.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário