domingo, 7 de agosto de 2011

A FEIRA

Ela era uma feira muito especial, pois em vez de tomate, feijão, farinha..., nela eram vendidas “disciplina”. É sim! Disciplinas escolares.
- Chega mais freguês! Vai querer Geografia? Tá fresquinha! Ideal para conhecer os aspectos  físicos do nosso planeta, os solos, os climas... e você pode descobrir muito mais sobre ela- disse o vendedor de forma entusiasmada expondo o seu produto.
Um pouco atordoada com a idéia de tal feira e seus produtos, ouvi gritos que vinham do lado da barraca de Geografia.
- Português! Português! Com Português você aprende ler, escrever, interpretar e se expressar. Indispensável para todos os estudantes. Sem Português você se “trumbica”.
Mal terminara de ouvir os apelos do vendedor de Português, que parecia falar dez palavras de uma só vez, e vozes se misturavam na feira num barulho efervescente.
- História! ! Compre História! ! E conheça o seu passado, entenda o seu presente e construa melhor o seu futuro.
- Com Matemática você aprende a somar e diminuir, multiplicar e dividir. Desenvolve seu raciocínio e a capacidade de resolver diversos “ problemas”.
Eram tantas as barracas, tantas as disciplinas que passaríamos horas para conhecê-las, ouvir sobre seus conteúdos, seus objetivos...
Porém uma certa disciplina me chamou atenção. Ela não era vendida em uma única barraca como as outras, mas em várias, e cada  uma usava propaganda diferente e às vezes parecia que não se estava falando sobre a mesma disciplina. Aproximei-me e pude ouvir melhor.
- Com Educação Física você consegue a saúde e um corpo forte.
E ouvi de outra barraca.
- Disciplina! Você obtém um corpo educado com a Educação Física.
E ao meu lado...
- Compre Educação Física e você será um grande atleta!
-Quem vai querer? ! Educação Física relacionada ao contexto social. Uma prática para a transformação...
E...
-Se você quer diversão, Educação Física é a solução!!!
Em meio a muitas falas, percebi unitário silêncio que estranhamente vinha de uma barraca também de Educação Física. Tal fato me chamou atenção, quis saber o seu significado. Dirigi-me ao vencedor da barraca silenciosa e perguntei-lhe o porquê dele não estar fazendo propaganda como os outros. E ele respondeu com um olhar reflexivo:
- Não sei ao certo o que dizer! São tantos os propósitos, as concepções e muito mais são minhas dúvidas.
E você? Como venderia a Educação Física?   


Fonte: UESB. Projeto “Troca de Idéias”, Jequié-Ba, 16 e 17 de Agosto de 1997

Nenhum comentário:

Postar um comentário