sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Mestrado em Atividade Física e Saúde


A atividade física, tanto em nível profissional quanto no amador, cobra cada vez mais importância pelos benefícios que acarreta para a saúde de quem a pratica. É importante, entretanto, que a atividade seja planejada e desenvolvida adequadamente para obter os melhores resultados.

É importante que os profissionais envolvidos em temas ligados ao esporte tenham os conhecimentos necessários para fazer com que a prática esportiva adeque-se a cada organismo e que leve em conta e domine os aspectos relacionados a ela como são a adequada nutrição e bem-estar psicológico do atleta.

O programa do Mestrado em Atividade Física e Saúde é dirigido a todos os profissionais que procuram aprofundar seus conhecimentos sobre a atividade física e todos os aspectos que se relacionam com seu correto planejamento, execução e avaliação.

Além disso, pretende educar sobre valores e atitudes frente ao esporte, que maximizem o conhecimento e o desenvolvimento do curso, com o fim de obter os melhores resultados possíveis. Para isso, proporciona os conhecimentos necessários para identificar todos os fatores que intervêm nesta disciplina.

Objetivo geral:
  • Proporcionar conhecimentos sobre a estrutura e função do organismo humano e a nutrição aplicada ao esporte assim como dos princípios do treinamento e o planejamento esportivo.
Objetivos específicos:
  • Adquirir uma visão global da anatomia e fisiologia do organismo humano, seu metabolismo e mudanças durante a atividade física.
  • Conhecer e aplicar os métodos de avaliação nutricional e composição corporal aos esportistas.
  • Obter conhecimentos de nutrição e dietética, as características dos mantimentos, as ajudas ergogênicas disponíveis, e ser capaz de desenhar planos nutricionais segundo o tipo de exercício físico a realizar.
  • Identificar os fatores psicológicos que intervêm no rendimento esportivo e os transtornos alimentares presentes no esporte, assim como seu diagnóstico e tratamento.
  • Conhecer as bases do treinamento e técnicas esportivas e desenvolver a capacidade de planejar, pôr em prática e avaliar planos de treinamento.

A metodologia de formação proposta, somada à clareza, amplitude e didática da concepção dos conteúdos, permite dirigir o programa do Mestrado em Atividade Física a profissionais diplomados e/ou licenciados em educação física, professores, profissionais de ciências da saúde e todas aquelas pessoas que queiram enriquecer sua formação de graduação ou pós-graduação com temas relacionados à atividade física, a nutrição aplicada ao esporte e o desenho e planejamento esportivo.


Duração, estrutura de créditos e titulação

A duração estimada para a realização do Mestrado em Atividade Física e Saúde é de 2 anos.
Com respeito à distribuição do tempo, estabelece-se que:
  • Por ser um Programa a distância e não estar sujeito a aulas presenciais, não se estabelece uma data específica de início, por isso o aluno pode efetuar a matrícula a qualquer momento, sempre que houver disponibilidade de vagas.
  • Por motivos acadêmicos e de aprendizagem, dispõe-se de uma duração mínima de 6 mesespara o Programa.
  • O tempo máximo de que se dispõe para realizar o Programa é de 24 meses. Neste período, o aluno deve haver entregado todas as avaliações correspondentes ao programa.
A estrutura de créditos do Mestrado em Atividade Física e Saúde está exposta na seguinte tabela:
 CRÉDITOSDURAÇÃOa
TOTAL9024
1ª Parte: Disciplinas Obrigatórias7521
2ª Parte: Dissertação de Mestrado153
a. Duração em meses
A aprovação no programa Mestrado em Atividade Física e Saúde permitirá a obtenção do título de: MESTRE EM ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE.
O diploma será expedido pela Universidade na qual o aluno esteja matriculado, com o aval da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER).

Mestrado em Atividade Física e Saúde é formado por 2 partes que estão descritas a seguir:
  • 1ª PARTE: DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
    Na primeira parte estão descritas as bases do conhecimento do organismo humano no contexto do esporte, assim como o desenvolvimento da relação da atividade física e da saúde para diferentes situações fisiológicas e patológicas.
    As disciplinas compreendidas nesta parte estão expostas na tabela seguinte:
     DISCIPLINASCRÉDITOS
     TOTAL75
    1ESTRUTURA E FUNÇÃO DO CORPO HUMANO4,5
    2CINEANTROPOMETRIA2,5
    3CONTEXTUALIZAÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA E DO EXERCÍCIO NO ÂMBITO DA SAÚDE6,5
    4PSICOLOGIA DO ESPORTE5
    5ASPECTOS PSICOSSOCIAIS DA ATIVIDADE FÍSICA PARA A SAÚDE9
    6ASPECTOS BÁSICOS DA NUTRIÇÃO5
    7NUTRIÇÃO E ATIVIDADE FÍSICA5
    8AUXÍLIOS ERGOGÊNICOS4,5
    9CONTROLE E PRESCRIÇÃO DE ATIVIDADE FÍSICA5
    10A ATIVIDADE FÍSICA PARA A SAÚDE EM DIVERSAS DOENÇAS11
    11ATIVIDADE FÍSICA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES5
    12ATIVIDADE FÍSICA EM IDOSOS7
    13METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA5
  • 2ª PARTE: DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
    A segunda parte do Mestrado é destinada à realização da Dissertação de Mestrado, que pode ser começada antes mesmo do término da 1ª Parte: Disciplinas Obrigatórias, já que nesse momento o aluno terá desenvolvido as habilidades necessárias para dar início à Dissertação.

    O objetivo é apresentar um documento completo que mostre o desenvolvimento total do projeto proposto, contemplando a possibilidade de sua execução na prática, de acordo com as orientações e os parâmetros apresentados para a Dissertação de Mestrado.

    O Projeto deve ser uma contribuição para alguns dos campos estudados ou à sua relação tanto teórica como prática, respeitando as doutrinas, teorias e disciplinas relacionadas.

    Além disso, deverá ser baseado no documento "Pautas para a Elaboração da Dissertação de Mestrado" que o aluno receberá juntamente com o primeiro material didático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário