sábado, 13 de agosto de 2011

O PAPEL DO EDUCADOR FÍSICO

Para a médica e professora de educação física, Iracema Souza Athayde Schneider Santos, “A Ciência da Educação Física é complexa, envolvendo muitas áreas de conhecimentos afins, como anatomia, bioquímica, cinesiologia, física, fisiologia, história e metodologia do ensino. O educador físico, por sua vez, produz o elo entre a ciência e a dinâmica dessas informações, tendo papel fundamental na formação e na orientação básica e contínua das práticas da atividade física.

A profissão de educador físico é regulamentada no Brasil pela lei 9696/98 (setembro 1998), cabendo ao educador físico (diplomado em curso superior) agir em todos os campos do conhecimento nas áreas de atividades físicas e de desporto, intervindo, segundo propósitos educacionais, na saúde e no lazer. Assim, é o profissional de apoio básico para pessoas que queiram aumentar a sua atividade física, melhorar a aptidão física ou ambas” .Duncan, Bruce B. Medicina Ambulatorial: Condutas de atenção primária baseadas em evidências Bruce B. Duncan Maria Inês Schmidt, Elsa R. J. Giugliani...(et al.) -3.ed.- Porto Alegre: ARTEMD, 2004. p. 518. 

Entendemos, então, que o papel do Educador Físico é apresentar o mundo científico do treinamento físico, com o objetivo da melhora da aptidão física e performance, seguindo seus princípios e definições de forma segura e continuada. É o treinador exigente. Porém, não podemos esquecer que o educador físico é também um educador humano. É o que nunca esquece que o homem vem sempre antes de cada método científico e – assim - entende o sucesso da sua profissão. Portanto, o educador físico é também uma força motriz que impulsiona e dissemina com suas idéias e práticas  o movimento do corpo como um remédio. Seja para um corpo cansado, um coração apertado, para o descrente imóvel, o fraco de fé ou o “ativado” incorrigível.

É a sensatez pedagógica na hora de indicar uma pausa, uma respiração profunda, recuperadora. É o porto seguro na hora da dúvida. O apoio moral quando o cansaço se aproxima. É o conselheiro improvável quando sugere a troca da corrida de 5km pelo passeio despreocupado ao sol, a troca da aula de alongamento por uma longa e manhosa espreguiçada logo ao acordar pela manhã. Decidir pelo silêncio do ócio à aula de dança. Enfim, é o amigo que fica feliz quando, afinal, você escolhe e incorpora na sua rotina diária o exercício, a atividade física orientada que mais lhe convém para que se faça com prazer e dedicação.

Confie no seu professor de educação física. Freqüente uma academia.

Prof.Jefferson Ferreira Gonçalves
Professor da Athlética - Cia de Ginástica
CREF2RS 003526-G 

Nenhum comentário:

Postar um comentário