domingo, 7 de agosto de 2011

O que é cinesiologia aplicada e o teste muscular


cinesilogo
A “Cinesiologia Aplicada” foi criada em 1964 para ser usada por quiropatas, osteopatas, fisioterapeutas, médicos, dentistas e outros terapeutas que têm permissão para elaborar um diagnóstico. A organização que comanda a Cinesiologia Aplicada nos Estados Unidos é chamada de ICAK (Colégio Internacional de Cinesiologia Aplicada).
Durante as décadas de 70 e 80, até 90 outras classes de Cinesiologia se formaram fora do contexto da Cinesiologia Aplicada e que atualmente fazem parte da família da “Cinesiologia Especializada”. Algumas delas são denominadas: “Cinesiologia Comportamental”; “Cinesiologia Educacional”; “Fisiologia Aplicada”; “Biocinesiologia”; Cinesiologia Manual; Cinesiologia Transformacional; Músculos Hipertônicos, Balanceamento Muscular etc, etc. Milhares de pessoas, principalmente na Europa, Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, Canadá e também no Brasil, estão usando agora a Cinesiologia Especializada como uma profissão particular ou como parte de outras terapias alternativas ou medicina natural.
As organizações oficiais de Cinesiologia Especializada são denominadas IASK e IKC.
Cinesiologia Especializada e Cinesiologia Aplicada não são a mesma coisa que a Cinesiologia Tradicional(biomecânica).
Todos os Cinesioterapeutas Aplicados ou Especializados estão fazendo uso do Teste Muscular Manual como uma ferramenta fundamental no seu trabalho. O Teste Muscular Manual foi originalmente desenvolvido pelo Dr. Robert Loret e pelos fisioterapeutas americanos Henry e Florence Kendall. Em 1949 Kendall & Kendall publicaram um trabalho de referência clássica sobre o assunto que se tornou o fundamento de todo o teste muscular. Kendall usou aproximadamente 100 testes musculares em seu trabalho, realizados manualmente. Hoje, tanto a Cinesiologia Aplicada como a Especializada estão avançando no uso do Teste Muscular Manual. Especialmente em Cinesiologia Clínica o Dr. Alan Beardall desenvolveu mais outros 250-300 novos testes musculares manualmente. Na Cinesiologia Especializada muitos métodos usam o Teste Muscular para acessar os níveis mentais consciente e subconsciente, fazendo perguntas verbal durante o teste muscular.
A Cinesiologia Aplicada é um método de comunicação com o sistema nervoso de outras pessoas através do Teste da tensão existente nos músculos.
Os cinesioterapeutas usam os testes musculares para detectar as desarmonias energéticas, as tensões e bloqueios no corpo, para em seguida, fazer as correções e o balanceamento do sistema nervoso e, para finalmente testar os músculos outra vez, afim de verificar se a desativação ou correção ocorreu realmente. O pensamento básico da Cinesiologia Aplicada é que todo estresse, desequilíbrio ou bloqueio no sistema nervoso pode ser detectado através do teste de Tensão em Músculos Específicos. Foi também descoberto que todos os músculos no corpo estão conectados internamente a diferentes órgãos, glândulas endócrinas, pensamentos e sentimentos, meridianos de acupuntura e outras partes do sistema elétrico do corpo. O teste muscular manual, usado pelos Cinesioterapeutas, não mede a força física natural que um músculo possa produzir, e sim, como o sistema nervoso controla as funções musculares.
A Cinesiologia Aplicada e o teste muscular manual representa o “Sistema Nervoso em Ação”. Ao testarmos a tensão de um músculo em contração podemos de forma relativamente fácil fazer um acesso ao ponto onde o bloqueio está localizado. É também possível testar a intolerância e o estresse de uma pessoa em seu ambiente, isto é, as reações de super-sensibilidade, tanto física, como emocional. Os testes musculares manuais são feitos pelo Cinesioterapeuta aplicando uma pressão no braço ou perna das pessoas, pedindo que a pessoa mantenha a posição original em que o músculo específico esteja contraído( o máximo possível).
Se a pessoa não pode resistir na posição de teste, o músculo é considerado inibido ou “fraco” (é sinal da presença de sinais em confusão no sistema nervoso). A realização do teste muscular, tanto envolve conhecimentos técnicos, como habilidade de arte.
As razões da fraqueza ou hipertensão nos músculos são muitas: desequilíbrios estruturais, bloqueios no fluxo do sangue ou da linfa, tensão nervosa e restrição na amplitude do movimento dos músculos, função reduzida no relacionamento interno entre órgão ou glândula, bloqueios nos meridianos de acupuntura, estresse mental e emocional, deficiências nutricionais etc. Quando o Cinesioterapeuta, com a ajuda de diferentes testes musculares localizar o problema e a possível causa do desequilíbrio, ele usará novamente os testes musculares para descobrir a melhor correção ou método de balanceamento. Os tratamentos, correções e as técnicas de balanceamento usadas em Cinesiologia Aplicada ou Especializada são infinitas.
Literalmente milhares de diferentes métodos são utilizados. Alguns deles são tomados emprestados de outras terapias, tanto das tradicionais como de novas técnicas ocidentais ou mesmo orientais, e ainda muitas delas são novos meios únicos de correção, desenvolvidos no seio da grande família cinesiológica.
A Cinesiologia Especializada é um método de cura natural complementar que usa o teste muscular como técnica de biofeedback, usado para determinar os problemas de comunicação, os desequilíbrios ou desarmonias estruturais, mentais ou emocionais. Uma vez identificado o problema, o praticante de Cinesiologia Aplicada pode empregar um amplo arsenal de técnicas para corrigir os desequilíbrios identificados e confirmar a correção através de um reteste do músculo. No seu nível mais básico nós dizemos que o teste muscular é usado para checar se os músculos individualmente estão funcionando adequadamente.
Cada músculo está também conectado a um meridiano de acupuntura e tem componentes físico, emocionais, nutricional e energético. Muitos reflexos somáticos, que afetam os fluidos corporais, funcionam como reflexos neurolinfáticos e neurovasculares, tem também relação com órgãos, músculos e são usados em vários procedimentos de correção. Desequilíbrios em qualquer desses sistemas podem também causar uma fraqueza no músculo e a correção do desequilíbrio em muitos casos corrige essa fraqueza muscular.
A Cinesiologia Especializada, enfim, através do teste muscular pode detectar e corrigir muitos componentes diferentes de um sistema desbalanceado.
FONTE: The Heling Spectrum On Holistic Health. Tradução e revisão: Ivanette J. Silva, Membro do IKC, com sede em Zurique, Suíça, Advanced Consultant Facilitator Training, do Three In One Concepts, CA., US

Nenhum comentário:

Postar um comentário