sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Seleção Brasileira de ciclismo de pista realiza segunda parte de treinamento no Paraná


Os atletas da seleção brasileira de ciclismo de pista estão em Maringá (PR), desde a quinta-feira da semana passada (18.08), colocando em prática os conhecimentos assimilados nas baterias de testes realizadas no mês de julho, na Universidade Estadual de Londrina (UEL). O treinamento faz parte da segunda etapa do projeto de preparação física promovida pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), com apoio do Ministério do Esporte, que se encerra no domingo (28.08).

Em Maringá, os 15 atletas estão trabalhando com uma ferramenta de fotosensores, que avalia o atleta com total precisão. O equipamento faz o monitoramento cardíaco na arrancada e na recuperação, além das análises multimídia para correções técnicas.

Os ciclistas também são submetidos à avaliação de velocidade máxima, aceleração e resistência, em diferentes momentos do treinamento. Assim, os técnicos têm condição de organizar a rotina de preparação de cada atleta.

Os resultados serão somados às conclusões obtidas na primeira etapa, quando foram realizados testes de potência e condicionamento no laboratório da Rede Cenesp, do Ministério do Esporte, na UEL.

Os treinamentos no velódromo são importantes porque possibilitam ajustar pequenos detalhes técnicos, preparando a seleção brasileira para disputar as grandes competições internacionais, como os Jogos Pan-Americanos e as Olimpíadas.

Após essa etapa, os ciclistas retornarão no próximo mês de setembro à Maringá, para mais 21 dias de treinamento na terceira fase. A proposta do projeto, iniciativa inédita no ciclismo brasileiro, é promover uma evolução do rendimento dos atletas e, por consequência, melhorar os resultados nas pistas. A iniciativa também será implantada nas categorias mountain bike, bicicross e estrada.

Breno Barros
Foto: Divulgação
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário