terça-feira, 6 de setembro de 2011

Adolescentes têm fácil acesso ao cigarro no Brasil, mostra pesquisa do Instituto Nacional do Câncer


Relatório organizado pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) aponta que os adolescentes brasileiros têm facilidade para comprar cigarro, apesar da venda do produto ser proibido para menores de idade. O índice de meninas entre 13 e 15 anos que já compraram cigarro chega a 52,6%, e entre os meninos na mesma faixa etária chegou a 48,1%.
A publicação "A situação do tabagismo no Brasil" foi lançada hoje, Dia Nacional de Combate ao Fumo. O livro reúne dados de pesquisas do Sistema Internacional de Vigilância do Tabagismo da Organização Mundial da Saúde realizadas no Brasil, entre 2002 e 2009.

A maioria dos menores entrevistados afirmou nunca ter sido impedido de comprar um cigarro. Em Maceió, esse porcentual chegou a 96,7%. Em Fortaleza, a 89,9% e em Salvador a 88,9%. Outra informação preocupante, segundo os profissionais de saúde, é que o tabagismo entre os adolescentes não tem diminuído como vem ocorrendo entre os adultos. O porcentual de pessoas que começaram a fumar com menos de 20 anos é de 77,9%.

Outro dado relevante do estudo é que em algumas capitais, as meninas estão experimentando mais cigarro do que os meninos. A maior variação foi em Porto Alegre, onde 52,6% das meninas já fumaram pelo menos uma vez nesta faixa etária, contra 38% dos meninos, segundo dados coletados em 2002. Os dados mais recentes, de São Paulo (2009), mostram que 38% das meninas já experimentaram e apenas 29,7% dos meninos.

FONTE: Revista Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário