domingo, 7 de agosto de 2011

Congresso Ciência do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa

Com o tema Desporto: Cultura, Estética e Excelência, o XIV Congresso Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa acontecerá de 02 a 05 de Abril de 2012, na cidade brasileira de Belo Horizonte, situada no Estado de Minas Gerais.
O evento será realizado pelo Instituto Casa da Educação Física, que ficará responsável por toda a organização do Congresso, e pela UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais, a qual cuidará dos assuntos Acadêmico-Científicos, contando com a parceria do Conselho Regional de Educação Física de Minas da 6ª Região - CREF6/MG e do Centro Desportivo da Universidade Federal de Ouro Preto – CEDUFOP.
Evento em âmbito Internacional com caráter Acadêmico-Científico, dedicado à formação Acadêmica e Excelência Profissional.
Público Alvo: Professores, Pesquisadores, Profissionais do Esporte, Profissionais de Educação Física, Empresários da Área e Estudantes.
Países Participantes: Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e as regiões de Goa (Índia) e Macau (China), países da América Latina e da Lusofonia.
Objetivos: Promover a discussão entre Pesquisadores, Professores, Profissionais, Estudantes e demais outros ligados à área sobre a temática em questão - Desporto: Cultura, Estética e Excelência.
O Congresso Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa foi idealizado para integrar as mais expressivas ideias de cada país, atendendo a exposição de boas práticas e a reunião de Profissionais responsáveis pela Construção do Fenômeno Desportivo e da Educação Física.
O Evento fortalecerá ainda mais os laços entre os países que falam português, contribuindo assim para um rico intercâmbio.
O tema Desporto: Cultura, Estética e Excelência será amplamente explorado no Congresso, com a presença de importantes nomes da Educação Física internacional, de modo a impulsionar o desenvolvimento profissional e o maior aproveitamento possível para os participantes: Palestras, Simpósios, Anais do Congresso, Workshops, Mesas redondas, Debates, Pôsteres.

CENTRO DE CONVENÇÕES MINASCENTRO
Av. Augusto de Lima, 785 – Belo Horizonte – MG – Brasil

Brasil: o esporte Mundial em Verde e Amarelo
O Brasil vive um momento inédito na história do esporte. O país está se preparando para receber a Copa do Mundo de 2014, os Jogos Olímpicos de 2016 e os Jogos Paraolímpicos no mesmo ano. Além disso, sediou os Jogos Pan-Americanos de 2007 e receberá os Jogos Mundiais Militares de 2011 e a Copa das Confederações em 2013.
Todas estas importantíssimas competições fazem do Brasil o local ideal para o XIV Congresso, em um contexto em que a nação vê o seu país sendo transformado pelo fenômeno esportivo. Esta é uma grande oportunidade nos sentidos Profissional e Acadêmico para a Educação Física mundial.
Minas Gerais
Minas Gerais é um dos Estados mais importantes do Brasil, ocupando o 3º lugar entre as maiores economias do país. No PIB mineiro, o setor de serviços representa 60% do montante. Deve-se citar as atividades de mineração, que fazem do estado o maior produtor brasileiro de ferro e, também, de aço. A mineração representa o desenvolvimento do Estado e está presente até em seu nome, remetendo à época em que de suas minas eram extraídas grandes quantidades de ouro, diamante e outras pedras preciosas.
Uma História Portuguesa
A formação do Estado foi marcada pela colonização portuguesa. No início do século XVIII, Minas Gerais tornou-se o centro econômico da colônia. Nestas terras conviviam pessoas de diversas origens, dentre elas portugueses e escravos africanos, muitos dos quais falavam português. As suas cidades históricas, tais como Ouro Preto e Mariana, são verdadeiras páginas de um livro que nos faz reviver aquela época: igrejas barrocas repletas de imagens de santos e talhadas pelas mãos de habilidosos artistas, as quais reluzem toneladas de ouro; ruas estreitas que serpeiteiam nas ladeiras de antigos casarões; museus do império; e a Maria Fumaça, o trem movido a vapor que leva os visitantes a uma verdadeira viagem ao passado.
Minas e África: Caminhos Entrelaçados
Minas Gerais é conhecida mundialmente pelo ouro, pelo minério de ferro, pela beleza das artes sacras do Barroco, pela culinária, hospitalidade e o jeito mineiro de ser. Mas na grandiosidade de Minas, com suas montanhas exuberantes e caminhos de pedras da Estrada Real, passaram um povo forte, que deixaram suas marcas para sempre na identidade dos mineiros.
Os negros são os coadjuvantes da História das Gerais, doaram sua força para a construção deste império, entre elas relíquias seculares, como igrejas e casarões, que hoje projetam o nosso Estado para o mundo, e são símbolos da perfeição laboriosa dos nossos irmãos africanos.
As cores da África estão: no nosso sangue, na cor dos transeuntes, no encaracolado dos cabelos, nas namoradeiras que ornamentam a sacada das casas, nos tambores dos músicos mineiros, no sincretismo religioso dos Congos, Catopês e Marujada, que pelo interior dançam e levam a fé com as bandeiras de São Benedito, Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia, confraternizando e eternizando a cultura negra; no jingado da capoeira pelas praças de Belo Horizonte, no berimbau vendido no Mercado Central e nas feiras livres, no prato mais apreciado: angu e frango com quiabo cozidos na panela de pedra ou de barro. Na estátua de Iemanjá que de vigília sobre as águas da Lagoa da Pampulha emana as suas bençãos em nossa cidade.
Não existe Minas sem África, não há reparação aos equívocos do passado, as dores somente adormecem em livros de páginas amareladas, mas o Brasil e Minas Gerais reconhecem o legado desta nação para o pluralismo cultural, que nós mineiros nos orgulhamos de vivenciar.
Um Horizonte de Cultura, Economia e Qualidade de Vida
Belo Horizonte é hoje uma das mais importantes cidades do Brasil. Com uma população de 5,4 milhões de pessoas em sua região metropolitana, a capital de Minas Gerais representa 35% do PIB do estado, é considerada uma das 10 melhores cidades para se fazer negócios na América Latina e foi indicada pela ONU como a metrópole latina com a melhor qualidade de vida e a 45ª do mundo.
A capital mineira é cidade-irmã de outras de língua portuguesa, a exemplo de Luanda, em Angola, e Porto, em Portugal. Este fato proporciona um grande intercâmbio de informações e comércio entre as cidades.

Mais informações: www.belohorizonte.mg.gov.br
Educação e Esporte
No âmbito acadêmico, pode-se destacar o fato de que Belo Horizonte possui 55 instituições de ensino superior, entre elas a UFMG, a qual é a Realizadora Acadêmica Científica do XIV Congresso e é considerada pelo Ministério da Educação como a melhor Universidade Federal do país.
No cenário esportivo, a capital mineira é bastante atuante no futebol – tendo os rivais Cruzeiro e Atlético como seus principais times - e também em esportes como o vôlei, a natação, o atletismo e as modalidades radicais.
A cidade será sede da Copa das Confederações em 2013 e da Copa do Mundo em 2014, pois abriga o Mineirão, o qual será o 2º maior estádio de futebol do país na época dessas competições. Belo Horizonte será, ainda, Sub-Sede dos Jogos Olímpicos de 2016.
Convite ao Turismo
A cidade de Belo Horizonte oferece inúmeros atrativos a seus visitantes. Dentre suas características mais marcantes, pode-se citar: a culinária, os bares e restaurantes, o Mercado Central e suas lindas praças, como a Praça da Liberdade e a Praça do Papa.
A arquitetura belo-horizontina é caracterizada pelo contraste de prédios históricos com construções futurísticas, além das obras-primas de Oscar Niemeyer, a exemplo das famosas curvas da Igreja da Pampulha. O povo mineiro é conhecido por sua alta hospitalidade, motivo pelo qual a maioria dos visitantes faz questão de retornar à cidade.
REALIZAÇÃO:


A Universidade de Minas Gerais (UMG) que era a união das quatro escolas de nível superior existentes em Belo Horizonte em 1927 - Faculdade de Direito, Escola Livre de Odontologia, Faculdade de Medicina e Escola de Engenharia – foi criada em 1927.
Em 1949, após a incorporação da Escola de Arquitetura e das faculdades de Filosofia e de Ciências Econômicas, a UMG foi federalizada.
O nome atual - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - só foi adotado em 1965.
Hoje, firmemente estabelecida como instituição de referência para o resto do país, a UFMG ainda conta com 2 hospitais universitários e continua em franca expansão, com 75 cursos de graduação presenciais, 5 cursos de graduação à distância, 57 cursos de doutorado, 66 cursos de mestrado e 83 cursos de especialização, 20 unidades acadêmicas e 26 bibliotecas. Atualmente a instituição tem 40.000 alunos, mas com previsão de expansão para 50.000 alunos em 2011.
A Escola de Educação Física de Minas Gerais, que existia desde 1953, foi anexada à Universidade Federal de Minas Gerais em 21 de Outubro de 1969. A partir de 1976 foram criados os cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Em 1977 a escola foi transferida de suas antigas instalações para Cidade Universitária de Belo Horizonte. Estas instituições contam hoje com 1.500 alunos, 70 funcionários e 80 docentes; e oferecem 2 programas de pós-graduação em Educação Física (Ciências do Esporte e Lazer) e 1 programa de pós-graduação em Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Ciências da Reabilitação).

É notório o crescimento de fundações e organizações não-governamentais nos últimos anos. Cada vez mais a sociedade busca instituições que possam dar vazão a seus anseios e projetos, sem obrigatoriedade de se atrelarem ao poder público. Este processo gera um duplo beneficio: a sociedade se organiza para seu desenvolvimento e se torna menos paternalista. Na área da Educação Física, esporte e saúde, movimentos desta natureza ainda eram bastante tímidos. Visando preencher esta lacuna, foi criada a Casa da Educação Física.
Para atender da melhor forma as necessidades dos Profissionais envolvidos com as Atividades Físicas, buscou-se o respaldo das instituições que se preocupam com sua formação, representatividade associativa e regulação do exercício profissional, garantindo que a Casa da Educação Física atue de fato como uma agência de pesquisa e desenvolvimento da Educação Física, esporte e saúde.
PARCERIA:
O Conselho Regional de Educação Física da 6ª Região – Minas Gerais – (CREF6/MG), foi implantado em Belo Horizonte no dia 25 de outubro de 1.999, em decorrência da publicação da Lei Federal nº 9.696 de 1º de setembro de 1.998, responsável pela criação do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) e pelo Sistema CONFEF/CREFs. Sua primeira diretoria tomou posse no dia 7 de dezembro de 1.999, no gabinete do então prefeito Dr. Célio de Castro, por ocasião das comemorações dos 102 anos de fundação da cidade.
Uma de suas mais importantes atribuições é a de orientar os Profissionais da Educação Física, de modo que eles possam exercer sua profissão com um alto grau de excelência, trabalhar pela defesa dos seus direitos e pelos direitos das academias e clubes, sempre dentro da legalidade. Por isso, com o objetivo de defender a sociedade e auxiliá-la na busca de uma melhor qualidade de vida, o CREF6/MG conta com um importante Programa de Orientação e Fiscalização. Através dele, empresas e Profissionais que prestam serviços na área da Atividade Física são regularmente fiscalizados e têm a obrigação de cumprir o que determina as Leis Federais nº 6839/80 e 9696/98, proporcionando um ganho qualitativo para o mercado de trabalho e, para a sociedade, a certeza de contar com profissionais realmente capacitados a contribuir para a construção de uma melhor qualidade de vida.

A Universidade Federal de Ouro Preto tem seus pilares alicerçados em duas tradicionais Escolas de Ensino Superior, a Escola de Minas, com 134 anos atuando nas áreas das Engenharias, e a Escola de Farmácia, com 171 anos. Possui seus “campus” instalados nas cidades de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade, sendo sua sede na histórica cidade de Ouro Preto. A Faculdade oferece 38 cursos, atendendo a 11.877 alunos, pelos 724 docentes e 761 técnicos administrativos.
A Educação Física foi implantada como disciplina curricular, separadamente na Escola de Minas e na Escola de Farmácia, no início da década de 1970, em cumprimento do Decreto-lei 69.450, que determinava a obrigatoriedade dessa disciplina para todos os cursos oferecidos, em todos os períodos escolares.
O CEDUFOP, ao longo de sua existência, além de oferecer a disciplina de Educação Física aos alunos dos diversos cursos da UFOP, vem desenvolvendo muitos trabalhos nas áreas de Pesquisa e Extensão. Em 19 de junho de 2008, foram criados os Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário